O que é a Escola?
NOSSA HISTÓRIA
A Escola Científica Basílio é uma Instituição que tem como principal objetivo transmitir o Ensino da Redenção Espiritual trazido por Jesus de Nazaré, a existência e o conhecimento das ordens da Criação, tal como foram ampliadas pelo Mestre, em sua época.
Este conhecimento foi alcançado por Jesus através da comunicação com Deus, a quem havia solicitado a possibilidade de ter uma experiência humana para levar o conhecimento de suas Ordenações.
Para isso, utilizou uma das principais funções da Mente, o sentido espiritual, que lhe permitiu relacionar-se com o plano etéreo e desenvolver os fundamentos da "Ideia Nova”.
Em 1917, Eugenio Portal e Blanca Aubreton de Lambert fundaram a Escola Científica Basilio com o propósito de retomar a Obra realizada por Jesus, para promover a Evolução Espiritual do ser humano.
Desde o seu início, a Escola Científica Basílio foi considerada uma instituição religiosa e seus membros são chamados de discípulos de Jesus. Procura religar o homem a Deus, a quem ele apenas adora, através da experiência individual dos irmãos de fé. Respeite todas as crenças e ideologias que, por diferentes caminhos, orientem o ser em direção ao Bem.
A Instituição utiliza uma disciplina científica própria, aplicada à investigação da existência do mundo etéreo e sua inter-relação com os seres humanos: a Ciência Espiritual, que é coordenada pelo Discípulo Espiritual Coordenador Geral, utilizando a Mente e utilizando os atributos que cada ser humano possui como espírito ou alma.
fonte: www.basilio.org.ar
O QUE É A E.C.B
Para saber o que é a Escola Científica Basílio, faz-se propício recordar o expressado pelo Diretor Geral Espiritual Irmão Ernesto Guido Boeri, na reunião convocada pelo Presidente do “Conselho Argentino de Relações Internacionais” (C.A.R.I.) Embaixador Dr. Carlos Muñiz, nos dias 8 e 9 de novembro de 1995, com a presença de autoridades do Governo da Nação Argentina, do Secretário de Culto, Dr. Ángel Centeno; do Diretor Nacional do Registro de Cultos, Dr. José Camilo Cardoso e representantes de diversos cultos, com motivo da apresentação do “Projeto de Lei de Culto”.
A seguir se expressa uma síntese de conceitos vertidos pelo Diretor General Espiritual.
A Instituição agradece, através do Diretor Geral Espiritual que a representa, às autoridades do Ministério de Relações Exteriores e Culto, nas pessoas do Dr. Centeno e do Dr. Cardoso, e ao C.A.R.I., que tão generosamente ofereceram-se para permitir que todas as religiões, em total convivência e harmonia, com a fé posta no Criador, embora com diferentes rituais, procurem aproximar-se, porque todos os homens, em essência, sem exceção, são filhos de DEUS.
Se não existisse Deus, não haveria seres humanos, pois Ele é o Criador das almas ou espíritos; a quem criou com todo Amor e dotou de Atributos: Liberdade, Inteligência e Amor.
A Escola Científica Basílio valoriza a Liberdade de Culto que existe na República Argentina, pois permite à Instituição começar a estruturar-se no ano 1915 e fundar-se em 1917. Em 1925 obtém a personalidade jurídica.
Deve-se esclarecer o que é a Escola Científica Basílio.
Ela não contém dogma porque se apóia na investigação mediante a Mente, utilizando uma função fundamental que lhe é própria: a mediunidade.
O Ensinamento que a Escola transmite é para o homem, para que ele saiba que é um alma ou Espírito que habita em um corpo.
Ajuda-lhe a responder as questões existenciais: de onde veio, a que veio e para onde vai.
Então, pode afirmar-se que é uma religião,
Porque busca revincular ou “ religare” ao homem com Deus, que é o objetivo máximo e institucional que tem a Escola cujo Lema, como base de sustentação, é: A Deus pela Verdade e a Justiça.
Como propósito fundamental,
A Escola sustenta o render Culto a Deus aplicando a filosofia do Ensinamento do Jesus do Nazareth, o Mestre, o Enviado de Deus.
A Escola também é científica
Porque investiga, já que o permite sua religiosidade sem dogmas. Faz-o dentro do campo da mediunidade.
O que é a Intuição ?
É uma função do sistema Mente devido ao qual todos os seres humanos a possuem, porque todos contam com Mente.
Os profetas, os apóstolos, devido a isso, puderam perceber e interpretar as indicações do Bem. Em muitas oportunidades, esta faculdade lhes permitiu vertê-las na escritura, formando um material de utilidade para muitas religiões. Estas são consideradas boas e respeitáveis, à luz de nosso raciocínio, contanto que ajudem a melhorar a conduta do homem e o orientem a Deus.